© Pint of Science, 2025. Todos os direitos reservados.
Como a cannabis age no cérebro e alivia dores? Vamos desmistificar seu uso medicinal – e quem sabe achar um ‘analgésico’ mais eficaz que a segunda cerveja!


Entre crises e canabinoides: ciência e pràtica na vida das pessoas com epilepsia
Eduardo Faveret
(Neurologista independente)

Cannabinoides e ciência: como incluir os produtos de Cannabis na sua pesquisa
Luzia Sampaio
(Farmacêutica e Pesquisadora de UFRJ)
A pesquisa e aplicação dos canabinoides tem se desenvolvido desde os anos 1970, trazendo a descoberta do sistema endocanabinoide. O sistema endocanabinoide é formado pelos canabinoides endógenos, receptores canabinoides e por enzimas responsáveis pela biossíntese desses agonistas endógenos, estando presente em todas as células e tecidos, onde desempenha um importante papel homeostático, modulando funções fisiológicas e pode se apresentar alterando em quadros de diferentes doenças, principalmente as neurológicas. As pesquisas com foco na farmacologia dos fitocanabinoides possibilitou a descoberta dos potenciais medicinais da cannabis e seus derivados, trazendo dessa forma os produtos de cannabis para a realidade de milhares de pacientes. Atualmente a utilização dos produtos de cannabis em pesquisas pré-clínicas, translacionais e clínicos, abre uma nova fronteira do conhecimento onde é possível compreender a eficácia e a segurança dessa farmacoterapia e sua real aplicação na medicina.

Cannabis e Autismo: dá match?
Marianna Laíze
(Médica)
O Transtorno do Espectro Autista envolve alterações neurológicas complexas — e o que poucos sabem é que o Sistema Endocanabinoide, responsável por regular funções cerebrais como humor, sono e comportamento, também está alterado nesses casos. Atualmente, apenas 2 medicamentos antipsicóticos são estudados para o tratamento da agressividade em autistas. Nesta fala, vamos entender como os produtos de Cannabis podem ajudar a "reorganizar" essa orquestra cerebral, atuando com segurança em sintomas como agressividade, impulsividade, interesses restritos e dificuldades de interação social para além do que os medicamentos tradicionais nos oferecem.

© contribuintes OpenStreetMap
Outros eventos em Brewteco Tijuca
2025-05-20
Do Fóssil ao Tinder: O Que a Evolução Tem a Ver com a Gente?
Brewteco Tijuca
Av. Maracanã, 782 - Vila Isabel, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20511-001, Brasil
2025-05-19
Do Laboratório ao Prato: Insetos, Impressoras 3D e o Futuro da Alimentação
Brewteco Tijuca
Av. Maracanã, 782 - Vila Isabel, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 20511-001, Brasil