Outros eventos em Niterói

Os mares e a sociedade: Como funciona essa dinâmica?

ter. 20 mai. Abertura de portas 18:30:00
Evento 19:00:00 às 21:00:00
The House Pub, R. Cel. Tamarindo, 43 - Gragoatá, Niterói - RJ, 24210-380, Niterói, RJ 24210-380
Tema 1: Mesa redonda sobre o diálogo entre acadêmicos das ciências do mar e comunidades tradicionais costeiras voltado para a ancestralidade costeira.

Tema 2: Microbioma dos corais e sua importância na resiliência dos recifes.

 

Giovana da Rocha Rodrigues

Giovana da Rocha Rodrigues (Palestrante)
Atualmente mestranda em Biotecnologia Ambiental pelo IEAPM-UFF, desenvolvendo pesquisa na área de bioincrustação. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou três iniciações científicas durante a graduação, sendo as duas primeiras na área de Ecotoxicologia, adquirindo experiência em genética com foco em mutagênese. E a última, que resultou no Trabalho de Conclusão de Curso, compreende a área de Evolução de Microorganismos, adquirindo experiência em virologia a partir da pesquisa com HIV-1 utilizando técnicas de bioinformática.
...

Suzana Machado Guimarães

Suzana Machado Guimarães (Palestrante)
Debatedora
...

Luciana Fuzetti

Luciana Fuzetti (Palestrante)
Bióloga, mestre em zoologia, analista de recursos pesqueiros da FIPERJ (Fundação instituto de pesca do Estado do RJ), instrutora de mergulho e sereia profissional.
...

Mariana Tavares

Mariana Tavares (Palestrante)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Dinâmica dos Oceanos e da Terra na Universidade Federal Fluminense (UFF) com tese intitulada "Caracterização do substrato marinho e da assembleia ictiológica do entorno do Monumento Natural das Ilhas Cagarras e sua relação com os pescadores artesanais da Colônia Z-13 (Copacabana)". Mestre em Ciência Ambiental (2011) pelo Programa de Pos-graduação em Ciência Ambiental (PGCA/ UFF). Graduação em Ciências Biológicas pela UFF - Bacharel em Biologia Marinha (2008) e Licenciatura (2010). Possui graduação-sanduíche em biologia marinha pela California State University Fullerton (CSUF), Fullerton, Califórnia, EUA. Atuação em pesca artesanal no estado do Rio de Janeiro, com foco em Paraty (Reserva Ecológica da Juatinga), Baía de Guanabara e imageamento de fundo submarino. Analista de Projetos no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
...

Marina Montenegro Mascarenhas

Marina Montenegro Mascarenhas (Palestrante)
Sou bióloga e instrutora de mergulho, apaixonada pela vida marinha. Atuei em regiões como Fernando de Noronha e Tailândia, onde tive a oportunidade de vivenciar de perto o cotidiano dos recifes e suas complexas relações ecológicas. Atualmente, sou mestranda no Laboratório de Microbiologia Ambiental e Microbiotecnologia, sob orientação do professor Henrique Fragoso dos Santos. Minha pesquisa é focada nos microrganismos que vivem associados aos corais — o chamado microbioma — e nas interações que mantêm esse delicado equilíbrio. Estudo o que acontece quando essas relações se rompem e como isso impacta a saúde dos recifes. Unindo a prática do mergulho à pesquisa científica, investigo o lado invisível dos corais e sua importância para a conservação dos oceanos.
...
© contribuintes OpenStreetMap

Outros eventos em The House Pub

2025-05-19 Ciência e vida marinha - compreendendo a dinâmica das praias The House Pub R. Cel. Tamarindo, 43 - Gragoatá, Niterói - RJ, 24210-380, Niterói, RJ 24210-380, Brasil
2025-05-21 Biodiversidade: das ilhas oceânicas até a restinga brasileira The House Pub R. Cel. Tamarindo, 43 - Gragoatá, Niterói - RJ, 24210-380, Niterói, RJ 24210-380, Brasil