...
Eventos anteriores - 2021
17 mai Das 15h às 16h
Canal Cenabio Extensão, YouTube,
Rio de Janeiro 21941-590
Quantas perguntas cabem na cabeça de uma criança curiosa? A equipe do Pint of Milk - RJ fez esse experimento ano passado e chegou à seguinte conclusão: in-fi-ni-tas! Foi então que embarcamos na missão de ajudar as crianças a encontrarem as respostas para alguns desses porquês, convidando um time de cientistas para solucionar tais mistérios. Neste ano, o bate-papo vai ser sobre vacinas, povos indígenas e as tecnologias do futuro. Pensou em uma pergunta bem cabeluda sobre algum desses temas? Manda pra gente que um de nossos especialistas vai tentar responder ao vivo no YouTube! Imperdível, não?

Pint of... perguntas

Clique aqui (para acessar o evento pelo YouTube)
Nossos convidados são:

Povos indígenas

Daniel Munduruku (Doutor em Educação pela USP)
@DMunduruku
Daniel Munduruku é escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 54 livros publicados no Brasil e no exterior - a maioria deles voltada para o público infanto-juvenil, teve muitos de seus livros premiados nacional e internacionalmente. É Graduado em Filosofia, História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós-Doutorado em Linguística pela UFSCar. Ativista do Movimento Indígena Brasileiro, é Diretor-Presidente do Instituto Uka - Casa dos Saberes Ancestrais.
...

Vacinas

Yuli Maia (Doutoranda na Fiocruz)
@yuli_maia
Yuli Maia é Mestra em Ciências (Biologia Celular e Molecular) pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, onde é atualmente Doutoranda. Tem experiência em virologia e atua no desenvolvimento de vacinas. É também Especialista em Educação e Professora da rede básica de ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro. Yuli acredita que ciência e educação transformam e salvam vidas.
...

Tecnologias do futuro

João de Mello Neto (Professor titular da UFRJ)
@joaodemelloneto
João de Mello Neto é professor e pesquisador no Instituto de Física da UFRJ, bolsista do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Estuda os neutrinos e outras partículas que vêm do espaço ou produzidas em grandes aceleradores. Foi pesquisador visitante na Univ. De Chicago e na Univ. Paris-Diderot. Iniciou o projeto “Física para Poetas” que depois virou “Ciência para Poetas” na Casa da Ciência na UFRJ. Escreveu uma peça de teatro com o título “Imagina esse palco que se mexe” encenada pelo diretor Moacir Chaves em 2017, finalista do prêmio Shell e Cesgranrio.
...

Apresentação

Carolina Gigliotti divulgadora científica, bacharela e Mestra em Física pela UFRJ. Dentre seus projetos para crianças, ressalta a série de artigos sobre ciência ao redor em colaboração com a revista Ciência Hoje das Crianças, e o projeto de divulgação científica em quadrinhos Flora na Quarentena. Em 2020, foi finalista da competição de comunicação científica FameLab Brasil - televisionada pela TV Cultura, e produziu a Semana Nacional de Ciência de Tecnologia na Fiocruz. Atualmente, pesquisa as relações entre divulgação científica, literatura infantil, gênero, raça e classe.
...

Outros eventos em Canal Cenabio Extensão

YouTube, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590, Brasil YouTube, Rio de Janeiro, RJ, 21941-590, Brasil
18 mai
Rio de Janeiro
...

Pint of... Experimentos

capa