...

Pode parecer uma pergunta boba, mas quem é fã de felinos com certeza já viu cenas onde o animal se encaixa perfeitamente em locais que parecia não caber. Como? Será que gatos são líquidos?

            O físico Marc-Antoine Fardin, da Universidade Paris Diderot, resolveu estudar o tema. De acordo com a física, a definição de líquido é “aquilo capaz de assumir a forma de seu recipiente e manter o mesmo volume”. Sabendo que gatos conseguem se encaixar em pequenas caixas de papelão e passar por minúsculas frestas, parece simples dizer: sim, gatos são líquidos.

            Marc foi além, e escreveu um estudo levando em conta as propriedades da Reologia, campo da ciência que estuda como a matéria flui, como escoa. Para os gatos, diversos fatores são relevantes para determinar a sua fluidez. Fardin calculou o tempo de “relaxação”, definido como o tempo que leva, em uma observação, para o gato se adaptar a um recipiente.

       O autor ainda levanta a hipótese de que gatos mais jovens, podem ter maiores tempos de relaxação devido a agitação, ao passo que gatos mais velhos podem ser mais...líquidos, podendo até chegar a formas gasosas de gatos. Para a reologia, há apenas dois tipos de matéria: a que deforma e a que flui. Tanto líquidos quanto gases fluem, mas gases são compressíveis. Marc aborda diversas equações adaptadas para gatos, como tempo de relaxação, capilaridade (ou gatopilaridade) e possível viscosidade dos gatos. Além disso, o autor leva em conta que o meio em que o gato está pode de fato afetar sua fluidez, um ambiente familiar e confortável pode deixar o gato mais confortável e com menor tempo de relaxação. Marc se abstém nesse trabalho, de discutir fluídos não-newtonianos (aqueles com uma viscosidade não muito bem definida). 

Are Cats Liquid?. Cat science. | by Panda the Red | Tenderly

Fonte: Medium

       A reologia tem como mote “tudo flui!”, herdado de físicos como Heráclitos. Mas leva em conta outros princípios, como “em qual período de tempo?” e não ignora que, tal qual Galileo mostrou décadas antes, para o movimento, é necessária uma força que inicie o deslocamento. No caso dos gatos, eles não são uma simples matéria como a água, mas são ativos e possuem sua própria energia que dita sua fluidez. Esses elementos também estão contemplados na fórmula para calcular a fluidez dos gatos, além de acrescentar elementos importantes ao debate:  antes de respondermos se gatos são ou não líquidos, devemos nos perguntar “comparados a que? Em que janela de observação?”.

        O trabalho de Fardin teve destaque e lhe rendeu o icônico prêmio “Ig Nobel”, que escolhe trabalhos científicos que fazem as pessoas rirem e refletirem. Para os próximos passos, o autor sugere avaliar a absorção de gatos, e se gatos selvagens e maiores, como tigres, também são líquidos.

Algumas evidências, registradas por “Big Cat Rescue”, parecem indicar que sim, contudo os recipientes foram destruídos no processo.  https://www.youtube.com/watch?v=PVagSTNMbN4

Aqui você pode ver a TED Talk de Marc-Antoine sobre o tema (infelizmente só tem legendas em inglês). https://www.ted.com/talks/marc_antoine_fardin_les_chats_sont_ils_liquides/transcript

 

Referências:

Fardin, MA; 2014 – On the rheology of cats. https://www.drgoulu.com/wp-content/uploads/2017/09/Rheology-of-cats.pdf