Outros eventos em Palmas (PR)

Ciência, história e desigualdade social

O espaço da Feira do Produtor Edson Luiz Cassaniga possui amplo ambiente de circulação e acessibilidade, permitindo acesso facilitado ao público participante.
qua. 20 mai. Início 19:30
Feira do Produtor Edson Luiz Cassaniga, Rua Rafael Ribas, 932, Palmas (PR), Paraná 85555000
Ciência também é história, identidade e resistência

No dia 20 de maio, o Pint of Science 2026 – Palmas/PR traz uma conversa necessária sobre a população negra como problema científico e como esse olhar ajudou a construir desigualdades que ainda existem hoje.

Um debate que conecta história, economia e sociedade para entender o presente com mais profundidade.

Com os professores José Lúcio da Silva Machado e Thiago Dias (UTFPR)
 Local: Feira do Produtor (espaço da Feira da LUA)
 20 de maio

A população negra como problema científico: entre história, econofísica e a explicação da desigualdade social brasileira

Nesta palestra, os professores José Lúcio da Silva Machado e Thiago Dias propõem uma reflexão crítica sobre como discursos científicos foram historicamente utilizados para justificar desigualdades sociais e raciais no Brasil. A conversa abordará as relações entre ciência, história e sociedade, discutindo como determinadas interpretações sobre a população negra influenciaram políticas, estruturas econômicas e formas de exclusão social. Um encontro para pensar o papel da ciência na construção — e também no enfrentamento — das desigualdades contemporâneas.
© contribuintes OpenStreetMap