...

Sim, eu tinha outro post programado para esta quarta. Mas tendo em vista o momento que estamos vivendo no Brasil e no mundo com o COVID19 (Coronavirus Disease 2019), parece negligência tocar em outro assunto. Mas o post até se atrasou. E o motivo é simples: o estresse da quarentena e de pensar nas perspectivas de duração do caos, se é que podemos dizer ter previsões.

O dia em que a Terra parou?  

Peço desculpas aos que esperam uma longa matéria com dados científicos sobre a nova doença e a pandemia: esta matéria está no forno, com muito cuidado e colaborações, para trazer uma matéria o melhor e mais atualizada possível na próxima semana. No momento, recomendo fortemente se manter conectado com canais oficiais do Ministério da Saúde e canais de divulgação científica feitos por cientistas de verdade (não autodidatas).

Mas trago os dados essenciais:

*Estudos e avaliações da situação na Ásia ("berço" do vírus) e na Europa (atualmente pior) e medidas governamentais mostram: isolamento e distanciamento social são medidas eficientes para ajudar a conter o vírus, e evitar sobrecarregar o sistema de saúde. Se puder, fique em casa.

*A taxa de mortalidade do vírus não é tão elevada quanto outras doenças que ainda assolam o solo brasileiro, mas isso não é motivo para negligenciar os cuidados de prevenção. 

*Mas também não há necessidade para pânico, construir bunker e estocar comida, álcool gel ou papel higiênico. Isso pode aumentar o preço e diminuir o acesso destes produtos.

A diminuição do contato social e aumento na higiene pessoal são medidas que protegem não só a saúde individual, mas também a saúde coletiva. "Achatar a curva" é na verdade, retardar a contaminação de forma que o sistema de saúde tenha capacidade para atender e assim diminuir o número de pessoas sem cuidados e mortes. 

Neste espaço, buscarei também, trazer reflexões sobre as políticas públicas do Brasil e do mundo relacionados a pandemia do novo coronavírus, seus impactos na economia e na vida dos trabalhadores.

Gráfico com total de casos confirmados, casos novos confirmados por dia, e mortes em escala de centenas. Feito a partir dos dados das Secretarias de Saúde. Autoria: Karina Possa Abrahão.

Gráfico com total de casos confirmados, casos novos confirmados por dia, e mortes em escala de centenas. Feito a partir dos dados das Secretarias de Saúde. Autoria: Karina Possa Abrahão.

 É muito difícil fazer previsões baseadas em evidências científicas (modelos matemáticos e boletins epidemiológicos) de quando a situação estará melhor. E aqui não estou me referindo a novas vacinas ou tratamentos, mas sim um cenário onde sair na rua normalmente para o trabalho e socialização é seguro para todos. Ao que parece, o Brasil marcou em suas agendas o dia 30/03 para reavaliar a situação e medidas. Infelizmente, o Brasil segue até o momento em ascensão rápida no que diz respeito ao número de casos confirmados (lembre-se que aqui não entram na conta aqueles assintomáticos ou "pouco sintomáticos" que não procuraram ajuda médica).

Essa falta de perspectiva de normalização, somada a ruptura de nossas rotinas e ao isolamento social, pode ter efeitos devastadores na saúde mental. Usaremos este espaço também para divulgar como melhor lidar com essa situação, mantendo a saúde física e mental durante o isolamento e a era pandêmica.

Vale lembrar, que o festival Pint of Science foi adiado para Setembro! E explicaremos o motivo.

Comente conosco através de nossas redes sociais!

@pintofsciencebr Facebook

Para ler mais:
https://revistapesquisa.fapesp.br/keywords/coronavirus/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/research/coronavirus/?utm_source=Nature%20Briefing&utm_campaign=4c7e26e8ff-briefing-dy-20200318&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-4c7e26e8ff-43528001 
https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/corona-simulator/?utm_source=Nature+Briefing&utm_campaign=acbbb03b4a-briefing-dy-20200316&utm_medium=email&utm_term=0_c9dfd39373-acbbb03b4a-44809409
https://www.bbc.com/portuguese/media-51943870
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/casos-de-coronavirus-no-brasil-em-19-de-marco.ghtml