...

       Eu sei que você está acostumado com um humano "completo" escrevendo aqui pra você mas, hoje, essa mensagem vem de alguém um pouco diferente. Ou, de uma "parte" um pouco diferente. Aliás, uma parte (e grande) de... você!

Imagem

Meu nome é músculo esquelético. Eu sou um tecido do seu corpo, ou seja, eu sou formado por várias das suas células, chamadas de fibras musculares. 

Pra ficar mais fácil de você me reconhecer, esse é o meu Facebook:

ImagemImagem

       O pessoal, geralmente, me conhece das academias de musculação, onde todo mundo quer me fazer ficar maior e crescer, pra tirar fotos no espelho e postar no Instagram. Enfim, eu também sou esse cara. Mas meu trabalho mesmo é fazer você se movimentar, através das contrações musculares. Eu sou essencial para todos os seus movimentos. Por exemplo, agora mesmo, fui eu quem fiz você chegar até aí, onde você está. Fiz você se sentar nessa cadeira e até movimentar a sua cabeça pra olhar pra mim como você está fazendo exatamente agora. 

       Mas, e se eu dissesse pra você que essa não é a minha única importância? E se eu dissesse pra você que eu tenho uma grande importância para sua SAÚDE? E se eu dissesse pra você que eu, seu músculo, consigo fazer você viver por mais tempo? Isso mesmo, eu posso te dar, de presente, alguns anos a mais de vida. Como eu posso fazer isso? Bom, então deixa eu contar pra você!

       Isso acontece porque eu sou o tecido mais do seu corpo, ou pelo menos, o mais popular... E não sou eu quem digo isso não. Recentemente, os estudos científicos têm começado a mostrar que eu posso conversar com praticamente todas as outras partes do seu corpo, enviando mensagens para elas. E, dependendo das mensagens que eu enviar, eu posso, sim, te ajudar a viver por mais. E o que é mais interessante é que eu faço isso de uma maneira bem parecida com o que você faz todos os dias.

      Você muito provavelmente tem WhatsApp, certo? Nós quase não vivemos sem WhatsApp hoje em dia. Bom, assim como você conversa com todo mundo através do WhatsApp, o tempo todo, eu também tenho um jeito de enviar mensagens e conversar com as outras células das outras partes do seu corpo. Porém, as minhas mensagens têm outro nome. As minhas mensagens são chamadas de miocinas e, ao invés do Whatsapp, eu envio as mensagens que eu produzo através de algo muito maneiro chamado exossomo. Os exossomos são pequenas vesículas, ou pequenas bolsas, que são produzidas no interior das suas próprias células, inclusive nas minhas células, onde eu coloco as mensagens, as miocinas, e envio para as outras células através da sua corrente sanguínea! 

Imagem

       É realmente tipo Whats: eu tenho o contato de vários dos seus tecidos e órgãos: como o pâncreas, o coração, o fígado, os ossos e até o seu cérebro (aliás, adoro o cérebro... cara inteligente, bom de conversar). Eu fico ligado o tempo todo para mandar diferentes miocinas pelos exossomos. Mas, para que essas mensagens que eu envio te façam de fato viver mais e melhor, eu dependo de ninguém mais, ninguém menos que... você! Isso, você mesmo! Ou, mais especificamente, essas mensagens dependem diretamente do seu estilo de vida

       Imagine que você pratica exercícios, como correr ou pedalar pelas ruas na sua bicicleta. Ou seja, quando você é ativo fisicamente, eu envio uma série de miocinas boas para a sua saúde e para as outras partes do seu corpo através dos exossomos. Por exemplo, quando você pratica exercícios, eu envio para o pâncreas vários tipos de miocinas as quais vão sinalizar processos benéficos nas células dele, o protegendo da resistência à insulina e, portanto, protegendo você do um processo parte do desenvolvimento do Diabetes. E esse mesmo processo pode acontecer com os outros órgãos que eu tenho contato, podendo assim, proteger vários sistemas do seu corpo.

       Essas mensagens são tão importantes que, só o fato de você praticar atividade física pode sim aumentar a quantidade da sua vida em até 7 anos. E a ciência tem indicado que esse aumento pode se dar exatamente através dessas moléculas produzidas por mim e enviadas como mensagens para as outras partes do seu corpo, através dos exossomos. 

       Bom, pra terminar, e já que eu gosto tanto de enviar todas essas mensagens através dos exossomos, eu queria convidar você agora a ser, também, um transmissor de mensagens de saúde pro mundo. Eu gostaria de te convidar a tirar um print desse texto e compartilhar nas suas redes sociais com as hashtags #Ciência e #ExercícioéSaúde. Ah, e não esquece de marcar também o @canaldogui, já que eu sou o músculo do Guilherme Telles, pesquisador lá dá USP, quem me estuda todos os dias. Assim, mais pessoas, pessoas próximas a você, pessoas que você ama, poderão pensar na importância da ciência e da prática de exercícios físicos em suas vidas. Porque, no final das contas, quem escreve a principal mensagem para sua saúde... é VOCÊ! Por isso mexa-se, movimente-se, porque quando você se movimenta, você pode movimentar também o mundo inteiro para um futuro com muito mais saúde.

Curtiu? Compartilhe esse post e convide mais pessoas para a tag #ExercicioéSaúde!

Já está disponível para leitura e download a sétima edição do gibi Dona Ciência!

Esse texto foi escrito pelo Guilherme Telles, doutorando na escola de educação física e esporte da USP, divulgador científico no Canal do Gui e apaixonado por uma boa conversa, regada a bons “pints” de cerveja.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCWl4fvMoqnX1KgpDAqnFVoA?view_as=subscriber 

Instagram: @_canaldogui 

Facebook: /OficialCanaldoGui

Referências

https://www.nature.com/articles/nrendo.2016.76

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29098629/

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1550413117307118

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3395188/

https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1001335