...

Quer uma saideira de Pint of Science? Acompanhe a entrevista com o Gabriel Fortuna, que esteve presente no Pint of Science de Petrópolis (Rio de Janeiro) "Vamos fazer a melhor cerveja do mundo?", sobre a ciência por trás da produção de cervejas.


...

Nome: Gabriel Cassia Fortuna


Cerveja favorita: IPA (India Pale Ale)


O que te trouxe até a ciência?
Sempre fui muito questionador, observador, e sempre gostei de testar opções ao invés de se contentar com o que é mais usual. Certamente essas características moldam um perfil profissional voltado a pesquisa.

Durante toda a minha graduação nas Ciências Agrárias fiz estágio em áreas de produção e de pesquisa, e a pesquisa sempre me motivou de uma forma diferente por trabalharmos com inovação, tendo um forte apelo social a geração de tecnologias que podem melhorar a rentabilidade da atividade agrícola e a qualidade de vida do homem do campo. Fiz o mestrado em Fitotecnia na UFRRJ, onde trabalhei com Irrigação e Sistema Orgânico de Produção, e atualmente estou na fase final do doutorado em Horticultura na UNESP - FCA, trabalhando com adaptação de variedades de lúpulo na região e ao sistema de manejo orgânico e convencional. A partir do momento em que escrevi esse projeto de pesquisa com o lúpulo e comecei a prestar o processo seletivo para o doutorado em algumas universidades, começou oficialmente a minha trajetória de pesquisa com o lúpulo.


Como a ciência pode ajudar a fazer “a melhor cerveja do mundo”?
Toda a alquimia envolvida no processo de fabricação da cerveja envolve muita ciência, integrando conhecimentos químicos, físicos, biológicos e bioquímicos. Na produção agrícola das duas matérias primas da cerveja, tanto a cevada quanto o lúpulo necessitam das Ciências Agrícolas para a sua produção, integrando também todos os conhecimentos citados acima. Então para fazermos a melhor cerveja do mundo necessitamos da união de todos esses conhecimentos, onde dentro desse líquido tão precioso estarão conectados os conhecimentos dos agrônomos, químicos, bioquímicos, biólogos, engenheiros de alimentos, mestres cervejeiros, sommelieres, para que possamos compreender e evoluir cada vez mais nessa grande alquimia que é a cerveja.


Quem chegou primeiro na sua vida, o lúpulo ou a cerveja?
Comecei a tomar cerveja artesanal em 2011, e foi paixão a primeira vista!! Logo o vício começou a ficar caro, e a saída foi começar a fazer a nossa própria cerveja para ficar auto-suficiente e poder se livrar de vez das cervejas de milho!! Fiz o meu mestrado com produção de quiabo orgânico, e como tinha muito quiabo excedente da pesquisa, sempre distribuía para os amigos, e um belo dia em uma brasagem resolvemos jogar o quiabo na panela de cerveja, e para nossa surpresa o resultado foi positivo, e assim surgiu a quiabeer!!

Em 2016 começou a aparecer na mídia as primeiras iniciativas de cultivo de lúpulo no país. Eu, que assim como a maioria das pessoas acreditava ser impossível produzir lúpulo no Brasil, pensei. Se o problema é no campo, quem tem que resolver isso sou eu. Assim começou a minha história com o cultivo de lúpulo, e dois anos depois eu estava iniciando o doutorado com essa planta, e agora tenho como excedente de pesquisa para jogar na panela de cerveja muitas variedades para fazer cerveja com lúpulo nacional!!


O que para você é “a melhor cerveja do mundo”?
A melhor cerveja do mundo é aquela que além de ser extremamente aromática, que além de ter aquele amargor fino, redondo e marcante, deve ser uma cerveja feita com insumos locais, valorizando a produção regional e o conhecimento científico nacional, trazendo lúpulos com sabores e aromas característicos daquela região produtora, além de todo o frescor de poder usar um lúpulo recém colhido em suas cervejas!!

Curtiu? Compartilhe essa entrevista lupulada com os amigos!

  No evento “Vamos fazer a melhor cerveja do mundo?" do Pint of Science da cidade de Petrópolis-RJ, a conversa foi sobre os ingredientes e condições para fazer uma cerveja incrível. Gabriel Fortuna, Marcelo Barga e Agenor Maccari falam sobre lúpulos brasileiros, novidades em leveduras e ciência da madeira. O evento aconteceu dia 08/09 mas você ainda pode assistir em https://www.youtube.com/watch?v=sQJUkQwaJkE

Já está disponível para leitura e download a sexta edição do gibi Dona Ciência!